Feliz Páscoa....
Páscoa...
É ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,
É ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É dizer sim ao amor e à vida,
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço,
É uma nova chance para melhorarmos
as coisas que não gostamos em nós,
É vermos que hoje...
somos melhores do que fomos ontem.
Desejo a todos as amigas e amigos colegas de trabalho e a todos que fazem a Escola José Pôrto, uma
Feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde!
Que Deus esteja sempre conosco.
11 comentários:
eu Maria Edineide de Freitas. FAÇO PARTE DO QUADRO DE PROFESSORES DA REFERIDA ESCOLA. E JUNTOS TEMOS UM UNICO OBJETIVO FORMAR CIDADÃOS CAPAZES DE DEFENDER SEUS DIREITOS FRENTE UMA SOCIEDADE DE DESIGUADADE SOCIAIS COM PLENA CIDADANIA.venha FAZER PARTE DA NOSSA REDE SOCIAL E DESCUBRA ONDE ESTÇAO OS PROFISSIONAIS E PREPARADOS PARA DESEMPENHAR PAPEIS RUMO AO UM ENSINO DE QUALIDADE.
EDINEIDE FREITAS, PROFESSORA DE LINGUA PORTUGUESA DO 6º,7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MATEMÁTICA DO 7º ANO E GEOGRAFIA DO 9º ANO.TENHO UM PROPÓSITO PRIMORDIAL LEVAR O ALUNO A CRESCER INTELECTUALMENTE FRENTE AOS DESAFIOS ENCONTRADOS POSTERIORMENTE.SOU PEDAGOGA E ESPECIALISTA EM PSICOPEDAGOGIA. EM BREVE POSTAREI ATIVIDADES RELACIONADAS AO MEU TRABALHO DE SALA DE AULA.
VAMOS LÁ COLEGAS JÁ QUE NOSSO DIRETOR É BASTANTE Atualizado vamos sairmos do baú, todos você SABEM QUAL. E PUBLICAR O NOSSO FAZER PEDAGÓGICO.É ISSO AI DIRETOR, VOCÊ É O NOSSO PONTA PÉ INICIAL PARA CAMINHARMOS RUMO A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, ISSO MESMO VOU DORMIR, E AMANHÁ QUERO VER OS COLEGAR DO JOSÉ PORTO INTEGRADOS AO DIRETOR INOVADO E PREOCUPADO NA MELHORIA DO ENSINO PÚBLICO. BOA NOITE, E VAMOS A NOSSA PRÓXIMA Etapa desenvolver os projetos com nosso alunado, e você que é aluno também pode fazer parte desta rede, pois só assim crescemos juntos.
deixo estas frases para reflexão.
Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.
leia viu,,,,
Aprender é descobrir aquilo que voce já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.
Richard Bach
Aprendi com o Mestre dos Mestres que a arte de pensar é o tesouro dos sábios. Aprendi um pouco mais a pensar antes de reagir, a expor - e não impor - minhas idéias e a entender que cada pessoa é um ser único no palco da existência.
Aprendi com o Mestre da Sensibilidade a navegar nas águas da emoção, a não ter medo da dor, a procurar um profundo significado para a vida e a perceber que nas coisas mais simples e anônimas se escondem os segredos da felicidade.
Aprendi com o Mestre da Vida que viver é uma experiência única, belíssima, mas brevíssima. E, por saber que a vida passa tão rápido, sinto necessidade de compreender minhas limitações e aproveitar cada lágrima, sorriso, sucesso e fracasso como uma oportunidade preciosa de crescer.
Aprendi com o Mestre do Amor que a vida sem amor é um livro sem letras, uma primavera sem flores, uma pintura sem cores. Aprendi que o amor acalma a emoção, tranquiliza o pensamento, incendeia a motivação, rompe obstáculos intransponíveis e faz da vida uma agradável aventura, sem tédio, angústia ou solidão. Por tudo isso Jesus Cristo se tornou, para mim, um Mestre Inesquecível"
Augusto Cury
Muito interessantes e inteligentes os seus comentários professora Edineide. É muito bom saber que a Escola José Pôrto tem uma das melhores equipes de profissionais da região. Isso causa satisfação por sabermos que está em nossas mãos, muito do futuro de tantas crianças e jovens que fazem parte dessa Escola. Que Deus abençoe a todos dessa equipe para que continuemos com a credibilidade por muitos a nós confiada.
É VERDADE COMPANHEIRO,SABE-SE QUE PARA SERMOS PROFESSORES TEMOS QUE SERMOS ETERNOS ESTUDANTES E NOSSA EQUIPE DEMONSTRA ESTA SATISFAÇÃO EM BUSCAR MEIOS QUE LEVE O NOSSO ALUNO A DESENVOLVER-SE SOCIALMENTE. ENTENDE-SE QUE TUDO ISTO PARTE DE UM GRANDE ESFORÇO E UM TRABALHO COLETIVO DE TODOS QUE FAZEM ESTA GRANDE FORMADORA DE CONSCIÊNCIAS.
PROJETO:
Leitura e Produção de Textos: TIRANDO DE LETRAS: Resgatando dons e talentos ocultos.
Projeto de Leitura e Produção de Textos: TIRANDO DE LETRAS: Resgatando dons e talentos ocultos, desenvolvido na Escola do Município de Itaú-RN como pré-requisito para obtenção de certificação do CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS, com base nas diretrizes do programa e-proinfo.
PROJETO LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
TEMÁTICA: Leitura e Produção de Textos: TIRANDO DE LETRAS: Resgatando dons e talentos ocultos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Promover primordialmente a leitura e a escrita;
• Elevar o nível de aprendizagem dos educandos, nas diversas áreas do conhecimento;
• Priorizar a leitura, interpretação e a escrita como fonte de formação e informação;
• Aprender a ler e analisar os aspectos diversos contidos na ficção como "retrato" de realidades;
• Perceber que o estudo da gramática dar- se- á no contexto do texto;
• Valorizar e utilizar a linguagem de acordo com a situação sociocomuticativa, bem como as diferentes formas de falar, pensar e agir do indivíduo.
METODOLOGIA
A linha-mestra da metodologia será a percepção e a construção da linguagem oral e escrita. Posteriormente, através do ensino da linguagem, será trabalhado a produção de diversos gêneros textuais, tais como:
Leitura e análise de contos de autores conhecidos, produção e exposição;
•Leitura, debate e produção de fábulas;
•Produção e exposição de poesias (tema meio ambiente);
•Produção de paródias e exposição;
•Roda de piadas selecionadas;
•Produção de propagandas e slogans;
•Produção de notícias a partir da realidade da cidade;
•Produção de uma carta pessoal;
•Troca de bilhetes na sala de aula ou escola;
•Entrevistando o professor;
•Resenha de filme literário;
•Brincadeira em grupo com adivinhas;
•Produção de histórias em quadrinhos e exposição para outras salas;
•Varal com literatura de cordel;
•Confecção e ilustração de livro com os gêneros estudados.
•Debates;Seminários;
•Dramatização dos textos produzidos;
•Trabalhos individuais e em grupos.
•Receita tradicional para o encerramento.
RESULTADO ESPERADO:
• Autonomia dos educandos na busca de livros variados para leitura extraclasse;
• Procura pelos clássicos brasileiros;
• Saber que todo o processo de aprendizagem nasce e culmina com a leitura;
• Produção de textos coerentes, coesos e criativos;
• Alunos leitores capazes de influenciar na sua própria aprendizagem, na escolha e hábito pela leitura.
• Expressar-se diante de diferentes interlocutores;
• Dramatizar (encenar textos);
• Desenvolver o senso crítico;
• Expressar-se oralmente com clareza, objetividade e postura.
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados processualmente de forma contínua e progressiva, diagnosticando e respeitando o grau de aprendizagem e assimilação de cada educando, como: participação, interesse, motivação e desenvolvimento das atividades.
RECURSOS E MEIOS PARA A EXECUÇÃO
• Disponibilidade de computadores para pesquisa dos educandos;
• Aquisição de material didático: De acordo com a necessidade;
• Câmera fotográfica;
• Recurso pedagógico facilitador: livros, fita adesiva, cartolinas, cola, data show, impressora, papel sulfite, tesoura, etc.
.
vamos desenvolvermos nos nossos alunos o gosto pela leitura partindo de nós. lendo e comentando os blos dae educação. sucesso.
Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa - Platão
Quem não lê não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo - Paulo Francis
Chorar sobre as desgraças passadas é a maneira mais segura de atrair outras - William Shakespeare
O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler - Ziraldo
Se Chico Xavier produziu tudo aquilo por conta própria, então ele merece ocupar quantas cadeiras quiser na Academia Brasileira de Letras. ~ Frase de Monteiro Lobato
É claro que meus filhos terão computadores, mas antes terão livros - Bill Gates
Construir uma escola é destruir uma prisão.
O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
Por Jussara de Barros
boa noite, e amanhã dia 19 de abril dia do indio, iniciaremos as avaliações bimestrais, mas não deixaremos de lembrar esta data importante nas nossas escolas.
Postar um comentário