quarta-feira, 27 de março de 2013

 Feliz Páscoa....

Páscoa... É ser capaz de mudar, 
É partilhar a vida na esperança, 
É ajudar mais gente a ser gente, 
É viver em constante libertação, 
É dizer sim ao amor e à vida, 
É investir na fraternidade, 
É lutar por um mundo melhor, 
É vivenciar a solidariedade. 
É renascimento, é recomeço, 
É uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós,
É vermos que hoje... somos melhores do que fomos ontem. Desejo a todos as amigas e amigos colegas de trabalho e a todos que fazem a Escola José Pôrto, uma Feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde!

                                                       Que Deus esteja sempre conosco.

11 comentários:

Edineide Freitas disse...

eu Maria Edineide de Freitas. FAÇO PARTE DO QUADRO DE PROFESSORES DA REFERIDA ESCOLA. E JUNTOS TEMOS UM UNICO OBJETIVO FORMAR CIDADÃOS CAPAZES DE DEFENDER SEUS DIREITOS FRENTE UMA SOCIEDADE DE DESIGUADADE SOCIAIS COM PLENA CIDADANIA.venha FAZER PARTE DA NOSSA REDE SOCIAL E DESCUBRA ONDE ESTÇAO OS PROFISSIONAIS E PREPARADOS PARA DESEMPENHAR PAPEIS RUMO AO UM ENSINO DE QUALIDADE.

Edineide Freitas disse...

EDINEIDE FREITAS, PROFESSORA DE LINGUA PORTUGUESA DO 6º,7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MATEMÁTICA DO 7º ANO E GEOGRAFIA DO 9º ANO.TENHO UM PROPÓSITO PRIMORDIAL LEVAR O ALUNO A CRESCER INTELECTUALMENTE FRENTE AOS DESAFIOS ENCONTRADOS POSTERIORMENTE.SOU PEDAGOGA E ESPECIALISTA EM PSICOPEDAGOGIA. EM BREVE POSTAREI ATIVIDADES RELACIONADAS AO MEU TRABALHO DE SALA DE AULA.

Edineide Freitas disse...

VAMOS LÁ COLEGAS JÁ QUE NOSSO DIRETOR É BASTANTE Atualizado vamos sairmos do baú, todos você SABEM QUAL. E PUBLICAR O NOSSO FAZER PEDAGÓGICO.É ISSO AI DIRETOR, VOCÊ É O NOSSO PONTA PÉ INICIAL PARA CAMINHARMOS RUMO A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, ISSO MESMO VOU DORMIR, E AMANHÁ QUERO VER OS COLEGAR DO JOSÉ PORTO INTEGRADOS AO DIRETOR INOVADO E PREOCUPADO NA MELHORIA DO ENSINO PÚBLICO. BOA NOITE, E VAMOS A NOSSA PRÓXIMA Etapa desenvolver os projetos com nosso alunado, e você que é aluno também pode fazer parte desta rede, pois só assim crescemos juntos.

Edineide Freitas disse...

deixo estas frases para reflexão.
Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.

leia viu,,,,
Aprender é descobrir aquilo que voce já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.
Richard Bach

Aprendi com o Mestre dos Mestres que a arte de pensar é o tesouro dos sábios. Aprendi um pouco mais a pensar antes de reagir, a expor - e não impor - minhas idéias e a entender que cada pessoa é um ser único no palco da existência.

Aprendi com o Mestre da Sensibilidade a navegar nas águas da emoção, a não ter medo da dor, a procurar um profundo significado para a vida e a perceber que nas coisas mais simples e anônimas se escondem os segredos da felicidade.

Aprendi com o Mestre da Vida que viver é uma experiência única, belíssima, mas brevíssima. E, por saber que a vida passa tão rápido, sinto necessidade de compreender minhas limitações e aproveitar cada lágrima, sorriso, sucesso e fracasso como uma oportunidade preciosa de crescer.

Aprendi com o Mestre do Amor que a vida sem amor é um livro sem letras, uma primavera sem flores, uma pintura sem cores. Aprendi que o amor acalma a emoção, tranquiliza o pensamento, incendeia a motivação, rompe obstáculos intransponíveis e faz da vida uma agradável aventura, sem tédio, angústia ou solidão. Por tudo isso Jesus Cristo se tornou, para mim, um Mestre Inesquecível"
Augusto Cury

Unknown disse...

Muito interessantes e inteligentes os seus comentários professora Edineide. É muito bom saber que a Escola José Pôrto tem uma das melhores equipes de profissionais da região. Isso causa satisfação por sabermos que está em nossas mãos, muito do futuro de tantas crianças e jovens que fazem parte dessa Escola. Que Deus abençoe a todos dessa equipe para que continuemos com a credibilidade por muitos a nós confiada.

Edineide Freitas disse...

É VERDADE COMPANHEIRO,SABE-SE QUE PARA SERMOS PROFESSORES TEMOS QUE SERMOS ETERNOS ESTUDANTES E NOSSA EQUIPE DEMONSTRA ESTA SATISFAÇÃO EM BUSCAR MEIOS QUE LEVE O NOSSO ALUNO A DESENVOLVER-SE SOCIALMENTE. ENTENDE-SE QUE TUDO ISTO PARTE DE UM GRANDE ESFORÇO E UM TRABALHO COLETIVO DE TODOS QUE FAZEM ESTA GRANDE FORMADORA DE CONSCIÊNCIAS.

Edineide Freitas disse...

PROJETO:
Leitura e Produção de Textos: TIRANDO DE LETRAS: Resgatando dons e talentos ocultos.


Projeto de Leitura e Produção de Textos: TIRANDO DE LETRAS: Resgatando dons e talentos ocultos, desenvolvido na Escola do Município de Itaú-RN como pré-requisito para obtenção de certificação do CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS, com base nas diretrizes do programa e-proinfo.




PROJETO LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

TEMÁTICA: Leitura e Produção de Textos: TIRANDO DE LETRAS: Resgatando dons e talentos ocultos.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Promover primordialmente a leitura e a escrita;
• Elevar o nível de aprendizagem dos educandos, nas diversas áreas do conhecimento;
• Priorizar a leitura, interpretação e a escrita como fonte de formação e informação;
• Aprender a ler e analisar os aspectos diversos contidos na ficção como "retrato" de realidades;
• Perceber que o estudo da gramática dar- se- á no contexto do texto;
• Valorizar e utilizar a linguagem de acordo com a situação sociocomuticativa, bem como as diferentes formas de falar, pensar e agir do indivíduo.


METODOLOGIA

A linha-mestra da metodologia será a percepção e a construção da linguagem oral e escrita. Posteriormente, através do ensino da linguagem, será trabalhado a produção de diversos gêneros textuais, tais como:

Leitura e análise de contos de autores conhecidos, produção e exposição;
•Leitura, debate e produção de fábulas;
•Produção e exposição de poesias (tema meio ambiente);
•Produção de paródias e exposição;
•Roda de piadas selecionadas;
•Produção de propagandas e slogans;
•Produção de notícias a partir da realidade da cidade;
•Produção de uma carta pessoal;
•Troca de bilhetes na sala de aula ou escola;
•Entrevistando o professor;
•Resenha de filme literário;
•Brincadeira em grupo com adivinhas;
•Produção de histórias em quadrinhos e exposição para outras salas;
•Varal com literatura de cordel;
•Confecção e ilustração de livro com os gêneros estudados.
•Debates;Seminários;
•Dramatização dos textos produzidos;
•Trabalhos individuais e em grupos.
•Receita tradicional para o encerramento.



RESULTADO ESPERADO:


• Autonomia dos educandos na busca de livros variados para leitura extraclasse;
• Procura pelos clássicos brasileiros;
• Saber que todo o processo de aprendizagem nasce e culmina com a leitura;
• Produção de textos coerentes, coesos e criativos;
• Alunos leitores capazes de influenciar na sua própria aprendizagem, na escolha e hábito pela leitura.
• Expressar-se diante de diferentes interlocutores;
• Dramatizar (encenar textos);
• Desenvolver o senso crítico;
• Expressar-se oralmente com clareza, objetividade e postura.


AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados processualmente de forma contínua e progressiva, diagnosticando e respeitando o grau de aprendizagem e assimilação de cada educando, como: participação, interesse, motivação e desenvolvimento das atividades.


RECURSOS E MEIOS PARA A EXECUÇÃO

• Disponibilidade de computadores para pesquisa dos educandos;
• Aquisição de material didático: De acordo com a necessidade;
• Câmera fotográfica;
• Recurso pedagógico facilitador: livros, fita adesiva, cartolinas, cola, data show, impressora, papel sulfite, tesoura, etc.

.

Edineide Freitas disse...

vamos desenvolvermos nos nossos alunos o gosto pela leitura partindo de nós. lendo e comentando os blos dae educação. sucesso.

Edineide Freitas disse...

Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa - Platão

Quem não lê não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo - Paulo Francis

Chorar sobre as desgraças passadas é a maneira mais segura de atrair outras - William Shakespeare

O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler - Ziraldo

Se Chico Xavier produziu tudo aquilo por conta própria, então ele merece ocupar quantas cadeiras quiser na Academia Brasileira de Letras. ~ Frase de Monteiro Lobato

É claro que meus filhos terão computadores, mas antes terão livros - Bill Gates

Construir uma escola é destruir uma prisão.

Edineide Freitas disse...

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.

“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.

Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.

Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.

Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.

Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?

Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.

Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.

Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

Por Jussara de Barros

Edineide Freitas disse...

boa noite, e amanhã dia 19 de abril dia do indio, iniciaremos as avaliações bimestrais, mas não deixaremos de lembrar esta data importante nas nossas escolas.

Wikipedia da Escola José Põrto

Resultados da pesquisa

Que tipo de atividade melhoraria o nível da Escola?